Páginas

sábado, 21 de abril de 2012

Ciclo Herança

Esses dias peguei para ver Game of Thrones (dica da nega) e eis que senti um forte cheiro de Eragon ali. Então, como visto a camisa de Fã Girl assumida dessa trilogia de 4 livros, irei apresentar para vocês a saga de Eragon, o Ciclo Herança! Antes que tirem da página pela trilogia de quatro livros... calma gente. A princípio o titio Christopher Paolini queria fazer uma trilogia, mas eis que ele se empolgou com a história e acabou que foram quatro livros.


Há tempos atrás (deveria ter uns 14 anos acho) esse dragão azul sempre me chamava atenção na livraria, (e achava que o dragão era o eragon); Mas pelo preço ser um pouco salgado, não comprava. Até que vi o dragão vermelho na capa de Eldest e soube que necessitava ler aquilo. Então fui e comprei Eragon. Quando estava na metade do livro.. saiu o filme. Não aguentei e tive que ver, mesmo ficando revoltada com alguns spoilers e claro com as melhores cenas cortadas. Na verdade foi um alívio ver que o final do livro é totalmente diferente do filme! E porque o filme não tem continuação?? Devido ao fato de ninguém ter gostado muito, pois eles ferraram com o final que é totalmente diferente! (para se ter uma noção, o vilão e seu dragão só aparecem devidamente no quarto livro)

Bem.. então sobre o que é a história?? Alguns dizem que é uma mistura de senhor dos anéis, Harry Potter e até Star Wars. É fato que o autor buscou muitas referências por ai (algumas ficam até evidentes), mas cá entre nós, referências são tudo. Eu definiria a história em uma linha como um garoto que procura e se junta com outras raças para derrubar um rei tirano; Basicamente é isso, então entram conflitos familiares, revoltas, raças (humanos, elfo, anões, urgals, meninos gatos...), guerras (o livro é uma constante guerra!), sangue, mortes, dragões e até romance. 

Tudo começa com um camponês abandonado (Eragon) que mora com seu tio e primo e sai para caçar, achando uma pedra no meio da floresta. Ele tenta vender para comprar comida, mas ninguém aceita pois a floresta (Espinha) dizem que é amaldiçoada e afins. Eis que uns dias depois, nasce um dragão dessa pedra e o mesmo faz uma marca permanente em sua mão, e ambos começam a compartilhar pensamentos e sentimentos. Eragon mantinha o dragão escondido até que um dia apareceram Ra'zacs no vilarejo em busca da pedra. Com ajuda de um contador de histórias, Eragon conseguiu ficar a salvo com seu dragão, Saphira, (sim, é um dragão azul fêmea) e descobre a verdade por trás da situação: Eragon é o único cavaleiro de dragão livre, pois Galbatorix matou todos os outros, e Saphira é a única fêmea da espécie, sendo o ultimo macho o dragão do rei, Shuruikan; Logo, Eragon é a 'nova esperança' dos Vardens (os rebeldes que querem tirar Galbatorix do poder, devido a sua tirania e por ter matado todos os outros dragões e seus cavaleiros) e Brom leva o novo cavaleiro e seu dragão para os varden. E vou parar de contar a história por aqui, porque se não vou acabar fazendo um resumo do livro.

Ai em cima expliquei quem são eragon e saphira e galbatorix a grosso modo, mas um dos pontos altos do filme é que não foca totalmente neles, então vamos aos outros personagens:

Brom: como dito anteriormente, o 'contador de histórias' é um dos personagens principais do livro, (e um dos meus preferidos) cheio de segredos e mistérios.

Murtagh: Meu preferido e sooonho de consumo; Acho que ele merecia um livro só dele, pois ele tem uma história incrível cheia de acontecimentos marcantes. Spoiler > Ele também vira cavaleiro de Dragão, mas Galbatorix consegue capturá-lo o o força a lutar do lado dele. Seu dragão Thorn, é o mais legal de todos, tem a cor vermelha e apesar de ser um dragão deveras grande (manipulação por magia, para ele ter chance de lutar com Saphira nos combate) ele tem o cérebro de um dragão criança, e sempre convence Murtagh a fazer o que é certo.

Arya: Princesa dos Elfos, foi ela quem estava transportando o ovo de Saphira e o transportou para a floresta aonde Eragon estava. É uma bela misteriosa elfa, uma amiga e companheira digna de confiança e também muito forte.

Roran: Primo de Eragon e na minha opinião único personagem chato. Nos primeiros livros ele é bem admirável, mas depois fica muito cansativo mesmo. No quarto livro quase pulei as páginas que ele aparecia porque estava insuportável. Sua história se resume no amor de sua vida, Katrina.  Deveria ter virado comida para a Saphira.

Orik: Anão amigo de Eragon, do clã Dûrgrimst Ingeitum e é o representante dos Vardens entre os anões. 

Nota:Com os livros, novos personagens se tornam principais, mas falar deles seria muito spoiler.





Resumindo: No total são quatro livros sobre a história:
-Eragon
-Eldest
-Brisingr
-Herança

E também há o Guia de Alagaësia, um livro que não há nenhuma informação nova, mas há um resumão de todas as raças (humanóides e dos animais), com imagens, texturas e até runas de dragão. Para os designers de plantão é uma peça que é necessário ter na biblioteca.

Well, acho que já me empolguei demais falando sobre, só posso dizer que indico com todas minhas forças e   que é a melhor saga que já li :')
Xoxo