Páginas

quinta-feira, 17 de maio de 2012

A verdade por trás do felizes para sempre - Cinderela

Um dos contos mais populares, Cinderela (ou a Gata Borralheira), tem a versão dos Irmãos Grimm e do escritor Charles Perrault. Na versão disney, Cinderela é uma menina que morava com uma madrasta má e que quando teve um baile real, não pode ir. Então apareceu uma fada madrinha, e Cinderela foi ao baile, mas tinha que voltar meia noite, e nisso, acabou perdendo seu sapatinho de cristal. O principe se apaixona por ela, e a unica pista para acha-la, é justamente o sapato, e quando e Cinderela prova, ela vira princesa e vivem felizes para sempre :)


Na versão Grimm, Cinderela também mora com uma madrasta que a faz trabalhar. Um dia, seu pai foi passear e Cinderela pediu para que trouxesse um galho que batesse em seu chapéu. Ele trouxe, e ela plantou em cima do túmulo de sua mãe, e ia lá chorar e rezar, e pássaros a viam ali todos os dias. O graveto começou a brotar e logo virou uma arvore. Um dia o rei anunciou uma festa para todas as moças do reino, para que o príncipe escolhesse sua noiva. As meio-irmãs de Cinderela ficaram eufóricas, e já a mandaram costurar e ajudá-las a se vestir. Cinderela tentou de tudo para ir ao baile, mas a madrasta não deixou, até que cansou e despejou um prato de lentilhas e disse que se Cinderela conseguisse pegar todas, ela poderia ir. Cinderela foi imediatamente e contou com a ajuda dos passarinhos, mas mesmo pegando todas as lentilhas, a madrasta não deixou, alegando que ela não tinha roupas e não sabia dançar.


A madrasta e as meia-irmãs de Cinderela foram ao baile, enquanto ela foi chorar no túmulo de sua mãe, então pegou um galho da arvore e pediu para ser coberta de outro e prata; Em seguida o passarinho apareceu com um vestido de outro e prata, com um sapato de seda, ela vestiu-se depressa e foi ao baile. Ninguém a reconheceu, mas ela chamou a atenção do príncipe, que a queria acompanhar até em casa, mas ela não podia deixar que descobrissem, então fugiu. No dia seguinte, teve outra festa, e aconteceu a mesma coisa. Mas na terceira noite de festa, o príncipe pediu para que passassem piche na escadaria, e quando Cinderela correu, perdeu seu sapato, então no outro dia, o príncipe declarou que se casaria com a dona do pé que coubesse nesse sapato.




A meio-irmã mais velha de Cinderela, tentou calçar o sapato, mas não entrava. Então sua mãe lhe deu uma faca, para mutilar o dedão e caber no sapato. O príncipe reparou no sangue do sapato e viu que ela não era a escolhida. Então, foi a vez da outra irmã calçar o sapato, mas seu calcanhar era largo demais. Não demorou para a madrastra mandar-lhe cortar fora um pedaço do calcanhar. E mais uma vez, o príncipe repara no sangue e não a escolhe. 


Ninguem queria que Cinderela provasse o sapato, mas por insistência do príncipe, ela provou, serviu e se tornou princesa. Suas irmãs, agora queriam a 'amizade' dela, mas no dia do casamento, os passarinhos que ajudaram Cinderela, arrancaram os olhos delas.




Bem, é isso, gostaram?? Há também uma outra versão, na qual Cinderela prende a madrasta num baú para poder ir ao baile :) Acho bem interessante e sanguinário os contos a la Grimm, e torço para que um dia se popularize descentemente \õ/